sábado, 21 de agosto de 2010

Parábola da Candeia

"Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entrem, vejam a luz . Porque nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente. Vede, pois, como ouvis . A medida que usais, dessa usarão convosco, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado"
(Marcos, 4:21-25 ; Lucas , 8:16-18).


o As leis divinas devem ser expostas por aqueles que já tiveram a felicidade de conhecê-las.
o Não espalhar os preceitos cristãos é esconder egoisticamente a luz espiritual que deve beneficiar a todos.
o É preciso, todavia, graduar a transmissão do ensinamento à capacidade de assimilação daquele a quem se quer instruir.
o Cada idéia nova, cada progresso, tem que vir na época conveniente.
o Essa a razão por que Jesus ensinava servindo-se de figuras alegóricas, aos “homens comuns”, já aos discípulos, em particular, explicava o sentido de muitas dessas alegorias, porque sabia estarem eles preparados para isso.
o À medida que o homem vai adquirindo maior grau de desenvolvimento, procura por si mesmos os conhecimentos que lhes faltam, sendo auxiliados pela Providência Divina.
o Os que se acharem mais adiantados, intelectual e moralmente, forem sendo iniciados no conhecimento das verdades superiores, e se valham delas para edificar seus irmãos e conduzi-los na senda na senda do aperfeiçoamento, maiores revelações irão tendo, horizontes cada vez mais amplos se lhes descortinarão à vista.
o Ao que, ao contrário "colocar a luz debaixo da cama", nada mais se lhes acrescentará, e "até o pouco que têm lhes será tirado", para que deixem de ser egoístas e aprendam a dar de graça o que de graça hajam, recebido.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial