sábado, 11 de fevereiro de 2012

NOVIDADES DE 2012

· Educação Infantil:

· Biblioteca da 1ª Infância = leitura para bebês – estratégias específicas para esta faixa etária (ouvir histórias pelo professor, manusear diferentes livros);

· Ampliação do acervo para EI/EDIs;

· Casas de Alfabetização (1º ao 3º anos):

· Na 7ª CRE já temos uma: E. M. Carlos Delgado de Carvalho;

· Livros de literatura nas salas;

· 1º e 2º anos: ênfase no acervo aos livros e às práticas de leitura;

· Estratégias específicas para o 3º ano;

· NCM = Nenhuma Criança a Menos = 2º e 3º anos, iniciando após o carnaval;

· Primário = 4º ao 6º anos:

· 6º ano com professor II generalista;

· Leitura, pelo aluno, de pelo menos 1 livro por mês;

· Diário do aluno, diário do leitor;

· Leitura semanal de não ficção (livros informativos, jornais, revistas, manuais, etc.);

· NCM = após o carnaval, com os alunos repetentes e os alunos com R em 2011;

· Ginásios Cariocas (7º, 8º e 9º anos):

· Estratégias de leitura literária para adolescentes;

· Projetos Jovens Leitores, Teatro das letras, Cine Adapt (cinema e literatura);

· NJM = Nenhum Jovem a Menos – início após o carnaval;

· 7º ano – inglês como literatura estrangeira;

· Uso dos DVDs;

· Haverá um GEO (Ginásio Experimental Olímpico) em cada CRE – 1º em Santa Teresa;

· Assim como haverá um GET (Ginásio Experimental Tecnológico) em cada CRE – 1º na Rocinha;

· Livros de literatura estrangeira para os alunos, serão adquiridos pela SME;

· PEJA:

· Acesso ao Laboratório de Informática, à Sala de Leitura e aos acervos disponíveis;

· Sugestão de trabalho com o PEJA com leitura de não ficção;

· Estratégias de leitura literária para jovens e adultos;

· O ideal seria que o prof. de SL ficasse pelo menos 1 noite, para disponibilizar o acervo a estes alunos;

· Educação Especial:

· Estratégias de leituras literárias específicas;

· Acessibilidade de acervo – áudio livros, livros a Braille, etc. e equipamentos (lupas eletrônicas, softwares, etc.);

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial