terça-feira, 27 de julho de 2010

Um olhar de Santa Teresa para o mundo (continuação)

MARCO REFERENCIAL
Indica o 'rumo', o horizonte, a direção que a instituição escolheu, implica, portanto, opção e fundamentação.
A função maior do Marco Referencial é a de tensionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização do Diagnóstico. Está organizado da seguinte forma:
• O Marco Situacional (onde estamos, como vemos a realidade)
• O Marco Doutrinal ou Filosófico (para onde queremos ir)
• O Marco Operativo (que horizonte queremos para nossa ação)

MARCO SITUACIONAL
O Marco Situacional é a percepção do grupo em torno da realidade em geral: como a vê, quais seus traços mais marcantes, qual a relação do quadro sócio-econômico, político e cultural mais amplo e o cotidiano da escola.
Neste Marco o que se pretende é a explicitação de uma visão geral da realidade e não apenas uma análise da instituição na perspectiva micro, pois isto será feito na fase do Diagnóstico. A seguir, exemplos de questões para elaboração do Marco Situacional:
• Como percebemos a inserção do bairro, da cidade, do estado, do país, no mundo?
• Em cima deste questionamento que basearemos nosso PPP, para valorizar o conhecimento histórico e a bagagem cultural sobre os diversos povos do mundo.
• Que concepções temos de: Educação? Conhecimento? Escola? Comunidade? Sala de aula? Professor? Aluno?
Conhecendo o que nosso corpo discente pensa a respeito destas questões, pretendemos estreitar os laços afetivos entre todos os membros, despertando a consciência de que todos são importantes e devem ser respeitados.


MARCO DOUTRINAL
O Marco Filosófico equivale aos princípios norteadores do ideal geral da instituição escolar.
• Que finalidade queremos para a Escola?
• Que papel desejamos para a Escola em nossa realidade?
A partir destas duas questões, a Escola – enquanto espaço disseminador de cultura – deve priorizar uma metodologia que leve os alunos ao desenvolvimento da imaginação. Por esta razão, o nosso trabalho pedagógico será norteado, partindo do bairro de Santa Teresa, para o mundo. Desta forma, os alunos terão mais conhecimento da história e da cultura que os envolvem constantemente, no bairro que estudam e residem, e as diferenças culturais dos povos, que formam a miscigenação do bairro de Santa Teresa.
A intenção do corpo docente é fazer que, durante o ano letivo de 2010 e os seguintes, todos estejam engajados na execução do PPP e proporcionem um aprendizado prazeroso e principalmente significativo. Além disso, através do incentivo à leitura e à escrita, pretendemos que todas as crianças cheguem ao final do ciclo de formação alfabetizadas.

MARCO OPERATIVO
Diz respeito à organização das ações da coletividade escolar. O Diagnóstico e a Programação são elaborados com base nas indicações levantadas pelo Marco Operativo.
Para atingir a meta de todos alfabetizados no 3º ano, estas turmas terão atividades especificas de alfabetização, além de trabalho diversificado e recuperação paralela dentro de sua classe regular.

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